Forjada em tempos de pandemia, a força-tarefa mantém os colaboradores seguros e prontos para se concentrarem nos pacientes em primeiro lugar
Três vezes por semana, oito funcionários dedicados da BeiGene dos Estados Unidos que desempenham sete funções distintas se reúnem para discutir o que muitos preferem esquecer: o estado atual da pandemia da COVID-19. Ou, pelo menos, foi assim que tudo começou.
A BeiGene rapidamente montou a Força Tarefa COVID-19, como mais tarde foi apelidada, nos primeiros dias da pandemia, para ajudar a garantir a segurança dos colegas.
No início, o pequeno grupo foi incumbido de um objetivo aparentemente simples que se tornou inesperadamente difícil. No início de 2020, quando as nações fecharam suas fronteiras, os membros do grupo foram responsáveis por encaminhar os viajantes globais de volta para suas casas e levar suprimentos para as equipes de operações clínicas e comerciais que mais precisavam deles.
“Sempre que sentimos que sabíamos para onde estávamos indo, algo mudou e tivemos que fazer pivô”, diz Curt Wilhelm, VP da Global Workplace Services, que ajudou a reunir o grupo em janeiro de 2020, e continua a desempenhar um importante papel de liderança entre seus membros. “Tivemos que fazer mudanças rapidamente e precisávamos ser flexíveis”. À medida que a COVID-19 se espalhou, o papel da força-tarefa evoluiu, e seu trabalho se tornou mais desafiador. Trabalhando com a Global HR, desenvolveu políticas de trabalho de casa e de benefícios atualizados, políticas de TI e viagens, também, para enfrentar o desafio dos riscos pandêmicos. O grupo também implementou testes em casa para colegas que ainda se dedicavam ao trabalho de campo na época.
Curt Wilhelm, VP de Global Workplace Services
Jennifer Plotke, Diretora, Segurança Física Global e Gestão de Crises
Jennifer Plotke, Diretora em Segurança Física Global e Gestão de Crises, ecoa os sentimentos de Curt.
“O maior desafio tem sido permanecer no topo das regras muito fluidas, diretrizes e melhores práticas em torno da COVID-19 e tudo o que está associado a ela para que possamos permanecer em conformidade com os regulamentos locais e federais, enquanto também fazemos recomendações que minimizam os riscos para a BeiGene, seu pessoal, clientes e ativos”, disse Plotke.
Situações Tensas, Informações Conflituosas
Gina Chang, Diretora Sênior, Assessoria de Emprego
Para Gina Chang, Diretora Sênior, Conselheira de Emprego, um dos maiores desafios tem sido o estabelecimento de políticas e protocolos de segurança nos EUA apesar das orientações e regras conflitantes, evolutivas ou vagas das autoridades e governos de saúde pública nos níveis local, estadual e federal. Mas, ela observa, isso é parte do que torna o papel tão gratificante.
“O ponto alto para mim tem sido ajudar a proporcionar um ambiente seguro para meus colegas”, diz Chang. “É um desafio equilibrar leis em rápida evolução, informações conflitantes e opiniões diversas e comunicar as principais políticas e protocolos de segurança com a urgência que a situação exige”. Mas o resultado é um ambiente mais seguro onde podemos continuar a fazer o trabalho inspirador de ajudar os pacientes”.
A equipe concorda que enfrentar esses desafios juntos tem sido gratificante. Com a propagação da pandemia, suas ações tiveram impactos reais e significativos na organização; e seus membros se aproximaram à medida que colaboraram para manter os colegas seguros e capazes de se concentrar em si mesmos, em seus entes queridos e pacientes.
Em meados de março de 2020, por exemplo, quando a equipe soube que os Estados Unidos fechariam suas fronteiras à meia-noite, ela se esforçou para conseguir uma equipe de Dubai para voltar para casa.
Pedro Ceron, diretor da Global Travel Management e membro da força-tarefa, diz que apenas reler o tópico de e-mail daquela noite traz de volta a tensão que o grupo sentiu enquanto trabalhava para se manter à frente de fechamentos abruptos.
” O avião deles estava no ar quando as fronteiras fecharam, então eles conseguiram voltar para casa a tempo”, lembra ele.
Nos momentos mais sombrios da pandemia, muitos membros da força-tarefa se apoiaram uns nos outros.
Pedro Ceron, Diretor, Global Travel Management
Eric Van Balen, Chefe de Segurança Física Global
“A parte mais difícil foi o desafio emocional de absorver e processar grandes quantidades de informações muito difíceis e muitas vezes deprimentes ou assustadoras”, observa Ceron. “Ter um ao outro tem sido uma fonte de força e apoio mútuo”.
Eric Van Balen, chefe da Global Physical Security e membro original da força-tarefa, concorda: “Às vezes, a equipe tem atuado como um grupo de apoio uns para os outros”, disse ele. “Tudo somado, isso me lembrou que a BeiGene contrata algumas pessoas realmente incríveis”.
Colaboração Inesperada Leva à Aprendizagem
Através de seu trabalho, a força-tarefa tem ajudado os colegas da empresa a viver os Valores da BeiGene de diversas maneiras.
Com ousadia engenhosa, o grupo foi além de suas funções regulares para manter seus colegas seguros para que os colegas da BeiGene em todo o mundo possam continuar colocando os pacientes em primeiro lugar e conduzindo a excelência.
Mas talvez mais do que qualquer outro Valor, ele demonstra o poder do espírito de colaboração. Todos os membros dizem que a capacidade do grupo de discutir e debater informações complicadas e chegar a decisões de forma rápida e amigável possibilitou suas conquistas.
Como Van Balen observou, os membros do grupo estão participando voluntariamente e além de suas responsabilidades profissionais regulares. “Não há tarefa obrigatória”, observa ele. “Acho que o grupo permite uma visão do centro de excelência um do outro, e da vida pessoal e profissional”.
Nadeem Shah, Diretor Sênior de Infraestrutura e Operações Globais, diz ter descoberto muito sobre a importância da colaboração e acredita que a BeiGene pode se beneficiar de mais grupos de trabalho multifuncionais.
“Esta equipe provou a importância da colaboração multifuncional para uma tomada de decisões bem equilibrada”, diz ele. “Serviços de Local de Trabalho, RH, Finanças, TI, Assuntos Corporativos e Jurídicos, todos trabalhando juntos nos permitiu fornecer à Equipe de Liderança (BeiGene) as informações necessárias para que eles tomem decisões mais informadas”.
Wilhelm diz que formar e liderar este grupo tem sido uma de suas mais orgulhosas realizações profissionais.
“Formar e liderar o grupo tem sido uma tremenda experiência”, diz ele. “A idéia de que uma equipe multifuncional pode trabalhar em conjunto sem egos atrapalhando o sucesso passado, atual e futuro é um aprendizado para todos os projetos e funções da BeiGene”. Esta equipe é um excelente exemplo de como viver nossos valores da BeiGene”.
Nadeem Shah, Diretor Sênior de Infraestrutura e Operações Globais
À medida que a pandemia prosseguia, a missão do grupo se ampliava. Os líderes começaram a trazer à força-tarefa novos desafios, não relacionados ao COVID, a serem resolvidos à medida que ela se tornava uma equipe de gestão de crise mais generalizada.
Quando milhões de pessoas perderam energia no Texas por uma semana em fevereiro de 2021, por exemplo, a força-tarefa assegurou que um colega baseado na área que perdeu eletricidade pudesse obter água destilada e segura para preparar leite em pó para seu filho. E da mesma forma, o grupo ajudou a distribuir máscaras N95 aos colegas afetados pela fumaça dos incêndios florestais na Califórnia em setembro de 2020.
Bronwyn Barnett, Diretora Associada, Comunicações Internas
Bronwyn Barnett juntou-se à força-tarefa em março de 2020, pouco depois de começar na BeiGene como Diretor Associado, Comunicações Internas dos EUA, e exatamente quando os escritórios da empresa haviam sido fechados.
“Fiquei impressionada desde o início com este grupo que se reuniu rapidamente para traçar um caminho para a BeiGene e ajudar os colegas a atravessar este momento extraordinário”, diz ela. “Não havia um plano a ser seguido, as circunstâncias estavam mudando constantemente e cada membro da equipe estava lidando com questões pandêmicas em suas próprias vidas. Tem sido uma grande demonstração do espírito de colaboração da BeiGene”.